Instruções de coleta

1Urina de 24 horas
-Deve-se desprezar a primeira urina da manhã no vaso sanitário e anotar o horário. -Após, coletar todas as urinas ao longo do dia no frasco fornecido pelo laboratório, até a primeira urina da manhã do dia seguinte, no mesmo horário do dia anterior, totalizando 24 horas de coleta de urina. -O frasco deve ser armazenado em geladeira durante todo o período de coleta. -Levar o mais rápido possível ao laboratório.
2Urina
-Não manter relação sexual na véspera do exame. -A coleta de urina não deve ser feita imediatamente após a prática de atividade física intensa. -Mulheres em período menstrual devem usar absorvente interno ou aguardar 3 dias após o término da menstruação para coletar a urina. -Colher preferencialmente a primeira urina da manhã. Em casos de solicitação médica, pode-se coletar a urina em qualquer hora do dia, com retenção urinária mínima de pelo menos 2 horas. -É imprescindível a realização da higiene genital antes da realização da coleta. Homens: retrair o prepúcio e lavar a região com água e sabão. Enxugar com papel descartável ou toalha limpa. Em meninos só retrair o prepúcio se possível. Mulheres: afastar os grandes lábios e lavar a genitália com água e sabão. Enxugar a região de frente para trás com papel descartável ou toalha limpa. -Desprezar bem o primeiro jato de urina no vaso sanitário e em seguida coletar no frasco fornecido pelo laboratório, em torno de 50mL, desprezando o restante de urina no vaso sanitário. -Encaminhar a amostra ao laboratório em até 1 hora.
3Urina com saco coletor
-É imprescindível a realização da higiene genital antes da realização da coleta. Meninos: retrair o prepúcio, se possível, e lavar a região com água e sabão. Enxugar com papel descartável ou toalha limpa. Mulheres: afastar os grandes lábios e lavar a genitália com água e sabão. Enxugar a região de frente para trás com papel descartável ou toalha limpa. -Retirar o papel que recobre a parte adesiva do saco coletor. -Fixar o orifício do saco coletor à região genital em torno da uretra. -Aguardar que a criança urine. Se a criança não urinar em um período de 40 minutos, repetir a higiene e trocar o saco coletor. -Caso a criança defecar durante a coleta, será necessária nova higienização do local e a troca do saco coletor. -Verificar se está bem vedado e colocar o saco coletor dentro do frasco fornecido pelo laboratório, com cuidado para não contaminar a parte interna com as mãos. -Entregar no laboratório o mais rápido possível.
4Esperma
-Solicitar o frasco esterilizado no laboratório. -A realização do exame requer abstinência sexual de 3 dias. -O paciente deve fazer a higienização das mãos e da região genital com água e sabão, após, enxugar com papel descartável ou toalha limpa. -É imprescindível coletar todo material ejaculado, caso contrário deverá ser solicitado novo frasco no laboratório. -Encaminhar o material ao laboratório em até 30 minutos.
5Fezes - Amostra única
-O material não deve ser colhido diretamente do vaso. -Coletar aproximadamente 2 pazinhas no frasco de coleta fornecido pelo laboratório. -Para bebês e crianças que usam fraldas, recomenda-se retirar uma amostra da fralda imediatamente após a evacuação. -Evitar a contaminação com urina. -É necessário o armazenamento em geladeira se o material não for entregue ao laboratório em até 4 horas. -Entregar a amostra o mais breve possível. -Para pesquisa de sangue oculto é necessário não estar em tratamento com sulfato ferroso e polivitamínicos, também é necessário não estar em período menstrual, na presença de sangramento urinário, sangramento na gengiva e hemorróidas. Deve-se aguardar 48 horas após o sangramento ter cessado.
6Fezes - 3 amostras
-São 3 coletas de material, colhidas em dias alternados (dia sim e dia não), cada uma em frasco diferente. Solicitar os frascos no laboratório. -O material não deve ser colhido diretamente do vaso. -Coletar aproximadamente 2 pazinhas no frasco de coleta. -Para bebês e crianças que usam fraldas, recomenda-se retirar uma amostra da fralda imediatamente após a evacuação. -Evitar a contaminação com urina. -É possível entregar todas as amostras juntas, mas é necessário manter em geladeira até a entrega. -Entregar as amostra o mais breve possível após o término das coletas. -Para pesquisa de sangue oculto, além das recomendações anteriores, é necessário não estar em tratamento com sulfato ferroso e polivitamínicos, também é necessário não estar em período menstrual, na presença de sangramento urinário, sangramento na gengiva e hemorróidas. Deve-se aguardar 48 horas após o sangramento ter cessado.
7Micológico
-Suspender o uso de qualquer medicamento antifúngico, por pelo menos 3 dias antes da coleta. -Para lesões de pele, suspender o uso de cremes, pomadas e hidratantes por três dias antes da coleta. -Para lesões em unhas, retirar o esmalte três dias antes da coleta. -Se a coleta for nos pés, não vir de chinelo e demais calçados abertos, para evitar contaminação por fungos do solo.
8Teste de tolerância a lactose
-Será necessário ficar 1 hora no laboratório, em repouso. -Geralmente são 3 coletas, uma em jejum e duas após a ingestão da lactose líquida. O médico poderá solicitar mais coletas.
9Teste de tolerância a glicose
-Será necessário ficar 2 horas no laboratório, em repouso. -Geralmente são 2 coletas, uma em jejum e uma após a ingestão da glicose líquida. O médico poderá solicitar mais coletas.
10Teste de DNA (Paternidade)
-A mãe e o suposto pai devem trazer documento com foto. -É necessária a certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança. -Pode ser coletado no período vespertino. -O prazo do resultado é 20 dias úteis.
11Secreção vaginal
-Não estar em tratamento com antibióticos. -Não estar usando cremes, pomadas e sabonetes íntimos por pelo menos 2 dias. -Preferencialmente, não estar em período menstrual. -Não manter relações sexuais nas últimas 24 horas. -Tomar banho normalmente pela manhã, sem fazer uso de ducha interna.
12Secreção uretral
-Não estar em tratamento com antibióticos. -A coleta deverá ser realizada preferencialmente pela manhã, antes de urinar ou pelo menos 4 horas sem urinar. - Não manter relações sexuais nas últimas 24 horas. - Pacientes com uso de cremes, pomadas e sabonetes íntimos só devem fazer a coleta após dois dias sem uso. - Preferencialmente a coleta não deve ser feita durante o período menstrual. - Mulheres não devem submeter-se a exame de ultrassonografia transvaginal nas 24 horas anteriores à coleta. - Banhar-se normalmente pela manhã, sem uso de ducha interna.
13Escarro
-A coleta de escarro deve ser realizada preferencialmente de manhã ao se levantar, antes da higiene oral e do desjejum. -Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. -Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes procurando obter o material do fundo do peito. -Recolher este material no frasco fornecido pelo laboratório, fechando-o logo após a coleta. -É muito importante que o escarro não seja confundido com saliva ou com material do nariz.
14Glicose pós prandial (almoço, café da manhã)
-A coleta de sangue é realizada 2 horas após a refeição. -Marcar o horário em que a refeição foi encerrada e estar no laboratório pontualmente para a coleta.
15PSA total e livre
-Jejum não é necessário. -Deve-se respeitar as seguintes instruções: - Após relação sexual com ejaculação, aguardar 2 dias; - Após prática de ciclismo/equitação, aguardar 2 dias; - Após cateterismo/sondagem uretral, aguardar 3 dias; - Após toque retal/prostático, aguardar 3 dias; - Após uso de supositório, aguardar 3 dias; - Após Ultra-sonografia transretal, aguardar 7 dias; - Após colonoscopia, aguardar 15 dias; - Após massagem prostática, aguardar 6 semanas; - Após biópsia prostática, aguardar 6 semanas;
16Sangue
O jejum está sendo retirado da preparação para a coleta de sangue, o Labcentro recomenda -Pode-se beber água com moderação durante o jejum, mas nunca chá, café, chimarrão e sucos. -Não consumir balas e chicletes durante o jejum. -Não fumar durante o jejum. -Para bebês deve procurar coletar a amostra antes da próxima mamada. -Se possível, recomenda-se jejum de 4 horas para crianças de até 2 anos e jejum de 6 horas para crianças de 3 a 5 anos. -Crianças acima de 6 anos devem fazer o mesmo jejum dos adultos. -Exames em que o jejum não é necessário: -Hemograma; -Tempo de protrombina; -Tempo de tromboplastina ativada; -Teste de gravidez; -HIV; -HCV; -HBsAg -VDRL -Para outros exames entrar em contato com o laboratório.
17Toxicológico em pelos ou cabelos
-Pode ser realizado com pelos ou cabelo. -Detecção de 4 a 6 meses anteriores. -Necessário trazer documento com foto. -Cabelos devem ter no mínimo 4cm de comprimento. -Pelos devem ter quantidade suficiente para formar dois emaranhados de 4cm de espessura. -São colhidas duas amostras, a prova e contraprova. A contraprova serve em caso da não concordância do doador com o resultado do exame. -O resultado leva em torno de 10 dias úteis.
Resultados de exames

Resultados de Exames

Atenção: O sistema não diferencia letras maiúsculas e minúsculas. Atente-se na diferença entre o número zero e a letra O.

Médico Paciente